quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Filhos

Olá pessoal! Vamos falar um pouquinho sobre filhos? e alguns sinais importantes sobre o comportamento deles?
Sempre paro para pensar se estou prestando bem atenção ao comportamento dos meus, e o quanto esse "exercício" me ajuda a trabalhar com meus pacientes. Tenho percebido como as crianças e os jovens tem necessitado desse olhar mais atento e de um cuidado maior.
A nova era, podemos chamar de tecnológica, onde tudo é para ontem , as vezes acaba favorecendo que não se preste atenção em detalhes: um olhar ou um comportamento diferente. Uma irritabilidade maior, alterações no humor mais intensas, dificuldades no meio social e escolar e de relacionamento com as pessoas. São sinais que comumente acabam passando desapercebido. Podem até ser confundidos como natural da idade.
A falta de tempo, a preocupação com o trabalho, em grandes centros principalmente, a disputa pelo mercado e cobranças sociais, acabam distanciando pais e filhos. Parece cada vez mais difícil encontrar um momento para conversar ou fazerem algo juntos, muita preocupação em deixar a agenda toda ocupada. E um discurso que costumo ouvir muito: mesmo que tenha meia hora com seu filho que ela seja de qualidade.
Faço aqui uma ressalva e discordo completamente. Não existe qualidade sem tempo! Temos que estar inteiramente com os filhos. Temos que olhar em seus olhos e saber o que aquele brilho pode estar querendo dizer! Temos que fazer carinho e ter tempo para nos interessar pelo seu dia, pelas brincadeiras e por tudo o que viveu na escola. Saber qual seu melhor amigo, qual o lugar que ocupa em sala de aula, em que lugar ele senta. Na primeira fila? Na ultima? 
Ah isso é uma bobagem, muitos podem pensar! E pode até ser! Mas será que pais que sabem da bobagem não conseguem identificar mais rapidamente se há algo diferente acontecendo com o filho?
Será que sabemos qual a cor preferida dele ou dela? Qual sua música preferida e de que tem medo? será que o elogiamos hoje? ajudamos em alguma coisa ou principalmente ensinamos algo bom?
Relacionamento intimo se constrói através de coisas simples, de diálogo aberto e da convivência diária.  
As crianças estão adoecendo! Jovens se matando!  Isso é muito sério! O que esses fatos podem estar querendo dizer? 
Que voz oculta é essa que assombra o interno que faz acreditar que a vida não pode valer a pena, e que um sofrimento nunca terá fim?
Antes da doença e da morte, normalmente vem um grande sofrimento, um acumulo de emoções e conflitos mal resolvidos, que foram crescendo até chegar no limite do insuportável.
Se estiver difícil, não tenha medo, peça ajuda!






2 comentários:

  1. Parabéns Fabiana, texto claro, objetivo e verdadeiro. Precisamos olhar para as nossas crianças e nossos adolescentes. Eles estão gritando por socorro!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Clívia!Gritando muito alto,necessitando serem escutados, acolhidos e compreendidos.

    ResponderExcluir